O que é um shampoo orgânico e quais são suas vantagens?

 

Sim, a vida está corrida para todo mundo. Às vezes, nessa correria do dia a dia, acabamos optando por aquilo que está mais acessível, mais prático, né? Por exemplo, na hora de comprar shampoo. Mesmo nas melhores das intenções, quando estamos com pressa, fazemos algumas escolhas que não são as melhores para a saúde e bem estar do nosso corpo e nem do nosso planeta.

 

A ideia aqui é fornecer alguns insights para que você perceba a qualidade de dedicar alguns instantes na escolha dos produtos que você leva pra dentro da sua casa. Tem gente que nem sabe, mas aqui vai uma notícia não tão boa: grande parte dos produtos convencionais para os cabelos possuem agentes nocivos à nossa saúde. Um dos grandes vilões é o sulfato de sódio, presente em diversos produtos de higiene e de limpeza. Dá uma olhada nos rótulos que você tem por aí e procurar pelas variações do sulfato de sódio, aposto que vai encontrar em quase tudo: Sodium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Sódio), Sodium Laureth Sulfate (Lauriléter Sulfato de Sódio), Ammonium Lauryl Sulfate (Lauril Sulfato de Amônio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauriléter Sulfato de Amônio).

 

Esse é só um dos ingredientes ruins para nós e para o planeta. É o responsável pela espuma, que muita gente associa com o poder de limpeza. Mas já falamos sobre isso aqui em outro post (confere aqui) Já está mais do que comprovado, espuma não é sinônimo de limpeza, muito menos de saúde! O sulfato pode trazer problemas desagradáveis, como ressecamento dos fios, perda da resistência capilar e, em alguns casos, alergias.

 

Mas sem desespero, os shampoos orgânicos estão ai para provar que existem substitutos que podem deixar as fórmulas mais naturais. Os produtos orgânicos garantem as propriedades fitoterápicas dos ingredientes, que são ativos vivos ao invés de substâncias sintéticas. Promovem uma limpeza saudável e profunda, equilibrando e desintoxicando os fios. Além disso, optar por um produto orgânico é sinônimo de respeito a natureza. As produções orgânicas fazem uso responsável do solo, da água, do ar e dos outros recursos naturais. Elas não utilizam agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes. Por isso, acabam mantendo os ecossistemas mais equilibrados.

 

Enquanto os produtos convencionais atuam como uma “maquiagem”, acumulando substâncias nos cabelos, os shampoos orgânicos e naturais vão, aos poucos, revelando um cabelo mais solto, brilhoso e com menos atrito. É normal passar por uma fase de adaptação (dá uma olhada no passo a passo nesse post), mas quem já fez sabe o quanto vale a pena. Costumamos dizer que depois de começar a usar cosméticos naturais é que descobrimos como é nosso cabelo de verdade.

Se permita a entrar em contato com sua verdadeira beleza =)

 

Por: Camila Grinsztejn